segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Linha da Frente: Especiarias da Estação - Canela (2016)

Em nossos dois primeiros artigos comemorando especiarias em perfumes nesta temporada de férias nós exploramos noz moscada e cravo. Na terceira e última parte desta série, partimos novamente para distantes margens para investigar essa quase universal especiaria de canela.
canela
A canela é nativa de Bangladesh, Sri Lanka, Birmânia e da Costa Malabar do sul da Índia, onde é encontrada como a casca interna da árvore de canela, ou Cinnamomum verum. Uma planta similar, cássia, é usada frequentemente no lugar da canela já que têm perfumes e gostos muito próximos, embora não sejam da mesma família da planta. Esta especiaria é talvez a mais celebrada na antiguidade, folclore e história. Canela é mencionada pela primeira vez em grego antigo em um dos poemas de Sappho. Era um componente importante do antigo kyphi egípcio, uma espécie de incenso. Também é mencionado na bíblia hebraica quando Moisés é instruído a fazer um óleo de unção com canela e cássia. As referências à canela em nossa história coletiva são inumeráveis.
casca de canela
E o que capta o nosso fascínio com esta especiaria? Ela tem um aroma inconfundível associado com alimentos doces e salgados, com cozinhas e pires de especiarias, mães e feriados. Ampliando nosso alcance, é uma parte intrínseca de guisados ​​e sopas no Oriente Médio, um componente importante de muitos licores, e ainda usado em inúmeros attares perfumados e incenso. Seu componente de perfume primário é o aldeído cinâmico, que compõe 90% do óleo da casca da árvore. Esta substância é usada extensivamente na fabricação de perfumes, juntamente com algumas variantes como álcool cinamílico e álcool dihidrocinamílico (ambos com cheiros de tipo lilás). A nossa conhecida ambarada, a canela picante é ainda usada frequentemente como uma nota em perfumaria, uma vez que tem sido por milhares de anos. Amados perfumes como Givenchy’s Organza Indecence e Serge Lutens’ Rousse são templos construídos para a maravilha da canela e seus encantos.
Pó de canela
Junte-se a nós na leitura de nossos editores selecionados para a Linha de Frente: Perfumes de Canela, e deixe-nos saber quais são seus perfumes de canela favoritos também.

Parfums de Rosine

Majalis

Por: Elena Vosnakieditora do Fragrantica em Grego
Majalis Les Parfums de Rosine for women
É essencial gostar de canela e coisas apimentadas para apreciar Majalis de Parfums de Rosine, porque o conteúdo em elementos cinâmicos é tão alto que eu quase posso ouvir a respiração IFRA sob seu pescoço coçando para empunhar o machado e ir "com a cabeça". Rosa Majalis, a inspiração por trás do nome e do conceito, é uma rosa variante nativa das montanhas asiáticas. Esta flor desenvolve um perfume de canela incrível, que é a razão pela qual é chamado de "amor rosa", devido à sua aura suave e cativante. Canela tem sido considerada um afrodisíaco e um elixir feminino. Les Parfums de Rosine também chamá-lo de canela rosa e não é difícil ver por que.
Embora na linguagem da cultura pop, temos vindo a associar canela com laranja e cravinho do Natal clássico vendido em lojas de chá e confeitarias especializadas ao redor das férias, ou o festivo potpourri misturas originários do pomander medieval, a composição de Majalis insiste em mais pimenta, em vez de cravo, elemento que dá um pique curto em vez de uma prolongada pitada nasal. É também bastante diferente de Rose Kashmirie pela mesma marca, que é por sua vez mais resinoso e com mais açafrão, menos poderosamente picante. Na verdade, a linda rosa Tai'f no coração de Majalis está ancorada por notas orientais de madeiras leitosas e musks cremosos que compensar sua abertura picante. A canela e o calor rico em Majalis traduzem a pele bronzeada de um dançarino burlesque exótico que possui o tipo de curvas voluptuosas e cintura impossivelmente pequena e ágil que tendemos a associar com tempos bem passados ​...
Menções Honrosas: Egoiste (Chanel), Rousse (Serge Lutens), Eau Lente (Diptyque), Ambre Nargile (Hermessences)

Paus de Canela

Calvin Klein

Liquid Gold Euphoria

Calvin Klien Liquid Gold Euphoria

Tempere o seu dia! Saborosa, deliciosa e absolutamente aromática, uma bela canela quente não pode ser nada, mas o cheiro de minhas memórias traz todos os aromas acolhedores do passado. Nunca é difícil imaginar a especiaria miúda na perfumaria. É conhecida como um dos mais antigos ingredientes aromáticos já utilizados. É o antecessor das famílias Oriental / Spicy e Gourmand recentes, e está em várias de composições clássicas bem conhecidas enquanto também estando na moda em fragrâncias modernas. Calvin Klein Liquid Gold Euphoria revela um novo capítulo sobre a canela em fragrâncias orientais.
Intrigante e único; Nada como o primeiro Calvin Klein Euphoria – de acordo com as notas de listadas aqui, esta composição deve ser concisa, mas não é. Você luta com suas complexidades enquanto sua bondade toma seus sentidos. Ela revela uma redolência "mil e uma noites" no primeiro spray; um acorde oud absoluto faz cócegas no início da canela picante. Incenso??! Bem! Acompanhar componentes luxuosos e esfumaçados não poderia ser mais rico. A nota de canela é muito caprichosa para uma edição do "Oriente Médio"; eu tinha algumas expectativas, como este poderia ser mais pesado e mais doce – algum sândalo cremoso talvez destacando-se? – mas não. É incrivelmente misturada, muitas vezes um coração floral rouba o show. Caso contrário, a nota de orquídea preta equilibra inteiramente toda a fórmula agradavelmente até a secagem; deliciosamente doce mas não gourmand, Oriental, no entanto moderno e síncrono. Ele facilmente transcende gênero, esse tipo de perfume. O belo frasco de é luxuoso e encantador. Funciona perfeitamente em clima mais frio, com poder de permanência magnífico e uma silagem maravilhosa.


Cinnamon Sticks

Jacques Bogart

Witness

Jacques Bogart Witness
Existem certos aromas que cheiram decididamente Natal-como para mim – abeto e canela estão no topo dessa lista. Como tal, Witness by Jaques Bogart é uma joia conhecida de Dominique Preyssas de 1992 que cheira como uma sala de estar da época de Natal em um frasco. Com foco na canela (pense naquelas vassouras de canela com cheiro delicioso em vez de hots vermelhos cristalizados), abeto (sim, é uma árvore de Natal!), cravo (oferecendo especiarias), madeiras (sândalo!) E resinas , musgo e incenso!), Witness relembra fortemente algumas das fragrâncias mais poderosas dos anos 70 e 80, como Oscar pour Lui, Halston Z-14 e Krizia Uomo. Witness mesmo ostenta um toque de laranja melado que espreita através das notas de coração. O drydown é um pouco soapy enquanto o abeto e as resinas relaxam, mas Witness nunca abandona o seu foco de canela. Considerando este sentimento retro, eu penso que foi lançado um pouco demasiado tarde ao mercado; o início dos anos 90 foram uma época em que aquáticos frescos, aromas de chá e gourmands doce estavam tendendo.
Hoje em dia, Witness pode ser encontrada para ao redor $ 10 - $ 15 USD para um borrifador de 30ml e eu não posso elogiá-lo o suficiente. Este é o perfume ideal para qualquer gênero quando a temperatura cai, os arrepios de ar e uma fragrância necessária para fornecer calor tanto quanto aroma.
Menções Honrosas: Dior Dioressence, Lutens Rousse, Halston Z-14, Oscar de la Renta Oscar pour Lui, Diptyque L'Eau, Armand Basi Armand Basi Homme, Fleurage Cinnamon Stick, Givenchy Organza Indecence, Annayake Tsukimi, Comme des Garcçons Comme des Garcçons, Kenzo Jungle Le Tigre, Calvin Klein Obsession for Men


Cinnamon Sticks

Boucheron

Jaïpur Homme

Por: John Biebel, co-editor do Fragrantica em Inglês
Jaipur Homme by Boucheron
A canela forma o centro do perfume dos homens inspirado na Índia por Boucheron, Jaïpur Homme. É uma fragrância decadentemente rica, temperada e oriental que é régia, distinta e exótica. Um leitor Fragrantica descreve bem com uma palavra: opulento. Ela usa uma base de benjoim, tonka, cedro e patchouli para equilibrar uma rica placa oriental de notas suntuosas como cardamomo, lima, limão e bergamota.
A abertura e meio são infundidos com o deleite salpicado de pó de canela amplamente polvilhado por toda parte. Aquece e intensifica a experiência do perfume, tomando o que seria uma fragrância atrativa e elevando-a à estatura de um elefante asiático alto. É progressão de uma abertura matizada e um tanto doce em um centro mais floral sem emenda. Até o final do dia, um personagem em pó bonito é deixado, com traços de canela, tonka, cravo e rosa. É um dia cheio de viagem até uma montanha e de volta.
O grande sucesso de Jaïpur é a experiência de perfume oferecida para o usuário. Suas flores falam a uma tradição mais velha do perfume, as especiarias colocam ele para cima e fazem-no mais de um perfume oriental, a base ambarada lhe dá sensação de nicho e exclusividade. Mas quase ninguém pode apreciá-lo como um perfume de aquecimento frio. Como um oriental, presta homenagem à canela e é picante luminoso com um toque amoroso.


cinnamon sticks

Aroma M

Geisha Rouge

   Por: Yi (Sofia) ShangEditora do Fragrantica em Chinês

Geisha Rouge by Aroma M
Canela tem sido uma das minhas especiarias favoritas devido à sua característica doce e quente, e um certo fascínio afrodisíaco que pessoas atribuem a ele. Quando apresentado no perfume, as notas dominantes da canela trazem sempre à mente algumas memórias festivas afeiçoadas, como fazer casas do pão-de-espécie, alcangar acima com amigos sobre uma chávena de chai latte ... No alto de tal associação alegre, a qualidade afrodisíaca sugerida da canela pôde " Ve deu-lhe apenas a dose certa de sex appeal misterioso. Desta forma, encontrar um perfume de canela agradável não pode ser tão difícil para quem gosta de canela em geral, mas encontrar um espirituoso pode valer a pena um pouco de busca. Como um Gen Y que ainda está refinando meu gosto de perfume, meu santo grail de canela não é nem muito gostoso (como um real redemoinho de canela) nem muito solene (como Jungle le Elephant), não pode ser muito vivaz (como Dolce Vita) nem demasiado recatado (como L'eau Diptyque). Felizmente, eu descobri o óleo de perfume Geisha Rouge que se encaixa nos meus critérios exigentes!
Geisha Rouge começa com Chai-Latte de fundo liso e traz um dueto de canela e cravo para o centro das atenções. Delicioso contudo confiante. Com bastante tabaco fresco e sugestão do anis de estrela, o cheiro inteiro tem uma qualidade peculiar. Gradualmente, um cheiro de incenso japonês fresco, não queimado e sândalo suave juntos dão ao perfume inteiro uma aura elegante e aterradora. Geisha Rouge permite que você experimente delícias saborosas e doces; enquanto despretensiosamente deixa uma trilha brainy, artística. Assim como o site oficial coloca, os óleos são "simultaneamente contemplativos e estimulantes", como tentadores!

Cinnamon sticks

Paco Rabanne

XS Extreme Girl

Por: Naheed Shoukat Ali, escritora do Fragrantica.com
Paco Rabanne XS Extreme Girl
Madeira, especiarias e incenso são as minhas notas favoritas nas fragrâncias. Quatro anos atrás, quando eu estava procurando uma notável nota de canela em fragrâncias, um querido amigo compartilhou um decant de XS Extreme Girl da casa de Paco Rabanne. Eu simplesmente amei a maneira que começou e se estabeleceu. XS Extreme começa com a doçura do mel envolto na especiarias de canela e elogios para o perfumista para fazer a combinação certa. Com doçura quente e picante, redemoinho em bagas para levantar o humor. Esta fragrância cresce apenas lindamente à medida que progride. Se alguém está buscando especialmente uma nota de canela em uma fragrância, então este é ele, porque a canela é o centro do perfume inteiro desde o início até o fim. À medida que se move em direção ao fim há uma ligeira sugestão de tabaco semelhante a pó de tabaco seco e uma pequena sugestão de couro seco. Em geral, vou classificar esta fragrância como Oriental por causa da maneira como eu experimentei o cheiro de canela em meu continente Ásia. Pode ser facilmente uma fragrância unisex devido a sua picância forte.
Cinnamon Sticks

 

Noël au Balcon

Etat Libre d'Orange

Etat Libre d'Orange Noel au Balcon


Etat Libre d'Orange é uma marca que eu gosto, por suas ousadas fragrâncias, de todos os pontos de vista. Além dos nomes provocativos, quando você toma o tempo para descobrir a coleção, você percebe o rosto "ousado" da marca não é apenas sobre marketing. Na maioria de seus perfumes, você encontrará fórmulas interessantes e ricas, assim como a faculdade criadora real. (Algumas fragrâncias são menos interessantes, mas em geral.)
Noël au Balcon não é o mais surpreendente ou ousado da coleção. Mas é uma variação encantadora e sexy em torno do perfume do Natal. Eu o adoro porque me lembra aqueles chás de Natal, doce e picante, mas também pode me lembrar do vinho quente que você bebe no inverno e todas as coisas icônicas de festas de dezembro.
Uma fragrância de mel que harmoniosamente combina flor de laranjeira, canela, baunilha e musk, isso é perfeito para a temporada. Noël au Balcon começa em um boom de mandarina que anuncia a flor de laranjeira, realmente presente em notas de coração. Canela traz uma dimensão picante para a fragrância, reforçada por pimenta, enquanto um toque de osmanthus fornece um tom de damasco para o coração. Como se você estivesse cheirando um chá de Natal ou um "potpourri" que se deita em um drydown de baunilha, redondo e melífluo. O cominho e os musks trazem um toque sutilmente animal que, combinado com baunilha e resinas, dão essa sensualidade tão intrínseca à marca (sim, o cominho e os musks nos lembram que, atrás do cheiro guloso, é um perfume Etat Libre d'Orange!)
É um bom equilíbrio entre o arredondamento, doçura e tons picantes, quase ambivalente, que eu gosto de dezembro, mas provavelmente uma das minhas fragrâncias favoritas quando eu sinto ao usar um perfume picante com canela. Sempre me lembra aqueles chás especiais desta temporada.

Cinnamon Sticks
Conte-nos sobre os perfumes de canela que o fascinam, e outras especiarias em perfumaria que você acha tão importante, gostaríamos de ouvir!
Tradução: Daniel Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE O QUE VOCÊ ACHOU DA NOSSA MATÉRIA!