segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

A Vida sem Pirâmides: um Pesadelo ou uma Benção?


Em seu maravilhoso artigo, Pirâmide Olfativa ou Pesadelo do Perfumista, Mat ofereceu muitos exemplos mostrando que a pirâmide de perfume é uma ferramenta de descrição imprecisa e muitas vezes confunde os compradores que não podem separar notas de ingredientes. Isso significa que as pirâmides devem ser substituídas por outros instrumentos? Comecei a comentar o artigo dele e logo percebi que as ideas de Mat deveriam ser continuadas.
Fragrance pyramid
Acho que o ponto é que a pirâmide de perfume é uma LÍNGUA especial. É a linguagem de mediação entre a linguagem profissional dos perfumistas e a linguagem dos consumidores de fragrâncias. É um exemplo de como um especialista em um campo pode traduzir conhecimento para ser compreendido por um especialista em um campo diferente. (É uma simplificação, como pais dizendo a seus filhos sobre sexo, estrelas e arco-íris).
Para começar, os perfumistas usam vários milhares de materiais naturais e sintéticos, e nem sempre podem usar seus nomes exatos – todos esses termos químicos complexos e os nomes latinos de espécies e gêneros não fazem parte da vida diária da pessoa média. A pessoa média não pode imaginar o vetiver, se ela nunca visitou países tropicais. A pessoa média não sabe que a íris cheira a pó, e que processos químicos e físicos sofreram para oferecer tal aroma. E Mat está absolutamente certo, lírio-do-vale sempre soa melhor do que hydroxycitronellal!
A questão é: o que fazer? Por uma questão de precisão da linguagem – devemos educar cada usuário de perfume para saber o idioma exato da química? Ou simplesmente esquecer a linguagem imprecisa das pirâmides de perfume, e chegar a algum outro idioma, melhor?
A História das Pirâmides de Perfume
Vamos primeiro lembrar quem veio com a descrição do aroma e seu propósito? A classificação de odores de perfume começou mesmo antes da nossa era. Aristóteles (385 aC) dividiu os cheiros em 6 grupos: pungente, doce, áspero, adstringente, rico e fétido. Carl Linnaeus no "Odoris Medicamentorum" (1752) dividiu os aromas em aromáticos e perfumados (cheiros agradáveis) e ambrosiano (que remete a musk), aliado (que remete a alho), hircine, repugnante e nauseante (repugnante). Isso era fácil porque todos os perfumes eram naturais.
The fragrance wheel
Classificação de perfumes de Michael Edwards (2010)
Desde o século XVIII, houve muitas tentativas de classificar aromas – Antoine Francois de Fourcroy, George William Septimus Piesse, Eugene Rimmel, Louis Appell, Marcel Billot, Ernest Crocker e Lloyd Henderson, Paul Jellinek entre outros – e os cheiros foram agrupados não apenas pela habilidade de agradar os narizes humanos. Os aromas foram arranjados de acordo com sua intensidade, ao limiar da percepção, à tonalidade geral (da música), à habilidade erógena e à habilidade do estimulante-relaxante humano, de acordo com a volatilidade e o poder de duração…
Estas tentativas foram feitas para a sistematização de materiais de perfume, criando uma ordem, primeiro em sua própria cabeça, e depois passar o conhecimento para jovens perfumistas. Ainda há uma classificação diferente de cheiros e perfumes (compare a Roda Perfumada de Michael Edwards, acima, e as classificações da Sociedade Francesa de Perfumistas, por exemplo). Você poderia encontrar a classificação pessoal de notas de Jean-Claude Ellena em seu livro Le Parfum, e cada perfumista também pode criar sua própria classificação útil com seus traços característicos. Assim, cada grupo de pessoas poderia usar sua própria língua (lembre-se de todas as 17 línguas Fragrantica?), e até mesmo os indivíduos criativos poderiam fazer seus próprios mundos e línguas (por exemplo, o mundo de Tolkien ou o mundo da geometria hiperbólica não-euclidiana por Lobachevsky).
"Cada um pode ter sua própria classificação, mas creio que é indispensável usar uma delas se é desejável trabalhar de forma rápida, correta e lúcida. Nada deve ser negligenciado que possa nos libertar do trabalho inútil e nos deixar mais tempo para essa meditação quando a criação de um perfume é realmente realizado. " Henry Robert.
A Pirâmide do Perfume, como a conhecemos, emergiu da classificação dos materiais de perfume dispostos por sua volatilidade; sua criação é geralmente creditada a Jean Carles, famoso perfumista e primeiro diretor da primeira escola de perfumaria do mundo. Ele propôs a criação de fragrâncias por partes – o acorde inicial dos materiais mais voláteis, o acorde básico dos materiais mais duradouros, e modificadores com volatilidade média para conectar ambos (essa técnica também foi atribuída a Aime e Jacques Guerlain).
A propósito, aqui podemos ver por que a forma de pirâmide foi escolhida em vez de um dodecaedro ou cubo. Jean Carles prestou grande atenção ao acorde base em seus perfumes, considerando-o a parte mais importante da fragrância como duração e poderia ser percebido muito mais tempo do que qualquer outros componentes ao longo do desenvolvimento da fragrância. Como tal, a base é a principal impressão. (Eu não acho que o Sr. Carles imaginou o futuro com milhares de novos lançamentos a cada ano, com correção política e ações de alergia, guerras de prateleira, etc.)
Assim nasceu a primeira técnica de treinamento de perfumista – e os mais prováveis ​​profissionais de marketing e de perfumes simplesmente tomaram emprestado A LÍNGUA – o que é lógico – e o adaptaram às vendas. No processo de adaptação da pirâmide, os vendedores (e comerciantes) usaram seu conhecimento de fraquezas humanas. Assim, a vaidade humana os levou a "rosas mais caras de Grasse" e à geografia exótica das origens dos componentes do perfume, e o desejo humano de justificação de preços levou a uma longa lista de notas de perfume e "perfumes 100% naturais".
As pirâmides do Egito
As pirâmides egípcias eram compostas pelas mesmas unidades, mas sem divisão topo-coração-base
Quantas partes são melhores para o bom perfume, três, cinco ou sete? Isso não importa. Mais de sete não é bom – e os psicólogos poderiam dizer o porquê. Qual figura melhor se encaixa a fragrância, a pirâmide ou o cubo? A pirâmide é apenas a designação tradicional do século passado. Você pode substituir a pirâmide por uma lista, mas é importante lembrar que "O mapa não é igual ao território". Portanto, a lista de notas nunca será exatamente o perfume que você encontrar no frasco. É normal: pergunte aos chefs - eles escrevem suas receitas verdadeiras e completas em seus menus de restaurante? E quantos escultores qualificados apareceram depois que aprenderam o know-how "pegar um pedaço de mármore e cortar tudo o que é desnecessário?" Para entender o perfume, é necessário conhecer a receita do perfume e a tecnologia de fabricação também – e é não é de se admirar que os jovens perfumistas iniciem suas carreiras misturando componentes de fórmulas de outras pessoas para aprender truques de mistura, pesagem, dissolução, etc.
Podemos Substituir a Pirâmide de Perfume?
Para evitar imprecisões, todos os componentes podem ser listados. Há uma linguagem de biologia, física e química, que pode identificar claramente todas as matérias-primas, todos os processos de produção e todos os componentes sintéticos. Pode ajudar a ser preciso? Sim.
Isso ajuda os clientes? Sim, mas não todos. A "Pirâmide Química" não dará aos usuários mais conhecimento útil sobre o perfume do que a pirâmide usual (embora ela irá descrever claramente a sua composição). A "Tabela de Componentes" requer os seguintes passos: educar os compradores em linguagem química, fazer com que os clientes conheçam a paleta completa de perfumes em toda a sua diversidade química e biológica e dar-lhes uma experiência combinada.
A última pergunta – os perfumistas concordam em compartilhar suas fórmulas? Boa pergunta, temos de perguntar aos perfumistas. Há outro detalhe. A linguagem da química só nomeará componentes. Um sistema claro e inequívoco de correspondência do nome do componente e suas propriedades aromáticas semelhantes à tabela periódica ainda não existe. Agora só é conhecida a volatilidade das moléculas aromáticas – quanto maior a molécula pesa, menos volátil e mais estável é. E a última coisa permanece: descrevemos cada componente subjetivamente, baseado em nossa própria experiência pessoal, e nem sempre a mesma. Mesmo perfumistas não podem descrever os componentes que cheiram totalmente a mesma – por isso uma pirâmide química é questionável!
Cena do filme "Perfume"
Grenouille, o principal personagem de “O Perfume” de Süskind's, conhece bastante sobre o sabor do amor universal
Existem, Outras Opções Para Substituir a Pirâmide?
Ah com certeza. Marcas de perfume estão usando algumas delas já. Imagem ou música ou literatura poderia ser usado em vez de pirâmides! A linguagem publicitária, por exemplo, usa a linguagem visual, a linguagem da música e do som e a linguagem verbal para criar A Lenda do Perfume (apropriada e embelezando o perfume). Cada um desses idiomas pode ser usado por si só, e em conjunto com outros idiomas.
A linguagem publicitária pode ser tão dura como cartazes publicitários de modelos com frascos. A linguagem publicitária pode ser viva e flexível à medida que as lendas de perfumes que vêm de comerciantes de perfumes, jornalistas e consultores regurgitando-os, críticos de perfumes e jornalistas reinventam-nos incontrolavelmente, criando uma nuvem viva de lendas de perfumes.
Pirâmides de perfume podem ser substituídas por uma expressão de emoção, que foi supostamente implementada em um perfume. Por que "supostamente"? Porque eu não tenho certeza que essas emoções foram implementadas conscientemente em cada perfume.
Como transmitir esta emoção de perfume? Um filme promocional, uma peça musical, um poema ou uma imagem, um jogo curto ou uma dança, alguma história ou objeto escultórico – qualquer obra de arte pode ser adequado para este fim. Então, consultores de perfume se tornaria grandes artistas que podem emocional e vividamente "representar" centenas de diferentes emoções perfume. Quando você visita uma loja de perfumes, você pode ouvir um aria operística Guerlain, ou olhar para uma dança Thierry Mugler, ou ler um ditado Chanel. No entanto, o negócio é pragmático, neste caso, o beco sem saída será uma bugiganga, que contém todas as melhores expressões emocionais para cada perfume. E apenas uma vez por ano, nas mais prestigiadas boutiques Diana Vishneva irá realizar uma dança Guerlain, por exemplo, ao vivo para um grupo de convidados especiais.

Publicidade YSL Opium com Kate Moss
Pyramid for Opium Perfume
Demolir as Pirâmides?
Como uma das ferramentas do vendedor, a pirâmide ajuda a vender lembrando aos clientes sobre a beleza das rosas ou a nitidez da pimenta, e às vezes não. Este não é um instrumento muito preciso que nasceu no século passado, e é construído sobre generalizações e simplificações. No entanto, é tão impreciso e subjetivo quanto a própria percepção do perfume. Se banirmos completamente a pirâmide da fragrância (ela não desaparecerá até que ela traga pouco de benefício) – então outra linguagem pode crescer para substituir as pirâmides e as listas de notas. O que poderia ser?
Talvez seja um pedaço de música? Talvez um desenho colorido baseado em mudanças dramáticas de um perfume ou desenvolvimento lento? Ou talvez algum gênero literário separado: uma ode magnífica ou enumeração seca dos componentes? Ou será um número estrito em código binário, baseado em seu DNA? Talvez, a pirâmide seja construída em breve pela votação dos leitores da Fragrantica? (A propósito, esta parte foi gradualmente implementada em nosso banco de dados, como no caso de YSL Opium acima.)
O modelo de negócio que Michel Gutsatz promove com a sua marca Le Jardin Retrouvé (veja as minhas entrevistas com ele AQUI e AQUI), tirou lojas de perfume de tijolo e níquel, e assim a comunicação de compradores com assistentes de vendas. A marca só se comunica com os consumidores no espaço virtual: conta a história da marca, dá seus nomes de fragrâncias e associações e, em seguida, todas as amostras e produtos são entregues através da loja online. Quando as amostras serão gratuitas – não há pirâmide para falar!
Talvez no futuro não haverá necessidade de falar sobre perfume, basta clicar no nome para fazer o download e uma impressora 3D vai imprimir uma amostra de fragrância em um frasco? E, em seguida, se você gostar, paga pelo frasco cheio e imprimi-lo em 3D! Então notas e pirâmides serão necessários apenas por críticos de perfume.

Ou Você Não Deveria Escolher Fragrâncias?
Uma distopia: Você veio a uma loja com selos de comida e fragrâncias, eles colocaram algo nos seus recepientes e não há nada comunicado a respeito deles?
Ou uma utopia: Sua casa “smart” analisa diariamente seu excremento e hálito e lhe dá um comando para a impressora de fragrância em 3D misturar sua pílula de fragrância que faz você cheirar bem e se sentir bem? Ou você pode escolher entre as melhores escolhas que a sua impressora de fragrância em 3D mostra num dia particular?
Por favor, compartilhe suas versões mais corajosas do que poderia substituir as pirâmides e notas de perfume no futuro no campo de comentários. O Fragrantica gostaria de saber o que podemos usar em vez de pirâmides de perfume ao avançarmos no século 21!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE O QUE VOCÊ ACHOU DA NOSSA MATÉRIA!