quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Elma by CR7 – O Tesouro Escondido da Madeira

por: Miguel Matos

Alguns dos leitores aqui poderão saber que eu tenho um fraco por fragrâncias animálicas e de âmbar. Por isso aqui estou partilhando convosco uma recente descoberta de uma composição ambarada que se está tornando num de meus perfumes preferidos. Ele vem de um lugar que eu adoro, a Ilha da Madeira, em Portugal. E, surpresa, é uma fragrância de celebridade do universo do futebol e da moda, mas para mim ele parece bem nicho. Bom, o mais importante é que eu o adoro.
Madeira
A empresária Elma Aveiro é uma das irmãs do famoso jogador de futebol Cristiano Ronaldo, também conhecido como CR7. CR7 é também uma marca de roupa com duas lojas abertas. Uma delas na Madeira (de onde a família é natural), a outra na região do Algarve em Portugal. Elma ama a moda e ela dirige as lojas e o conceito da companhia. “Ter e conceber meu próprio perfume foi sempre o meu sonho. E estou muito feliz por finalmente ter conseguido. Eu sabia que o meu irmão ia lançar o seu perfume mas eu quis ser a primeira”, diz Elma.
Elma Aveiro apresentando sua fragrância na loja CR7 no Funchal, Madeira, Portugal.
Elma é uma pura amante de perfumes, uma daquelas viciadas que nunca consegue sair de casa sem colocar perfume e sem levar consigo um frasco dentro da carteira. Ela pode não ser a maior conhecedora das marcas e das matérias-primas, mas quando falei com ela pude perceber que o seu nariz é naturalmente sofisticado. Ela me mostrou uma foto de um frasco que ela tinha terminado de usar e ele era Spiritueuse Double Vanille da Guerlain. Elma prefere aromas doces e orientais com presença e uma forte silagem. É uma fã da marca Montale. Quando ela começou a trabalhar em sua fragrância, ela disse ao perfumista que queria um perfume assertivo, algo com uma personalidade forte. Assim, enviou ao perfumista uma lista de perfumes que ela gostava. Depois disso, recebeu um conjunto de 9 amostras entre as quais teve de escolher uma. O perfume escolhido foi o seu favorito, e talvez no futuro ela virá a lançar um dos outros protótipos, pois ela amou mais de um.
De fato, ninguém poderia esperar que um perfume português fosse assim tão bom, muito menos vindo da pequena ilha da Madeira e das mãos de uma família ligada ao futebol. Mas eu não tenho dúvidas, Elma by CR7 é um tesouro escondido à espera de ser descoberto e desfrutado. Na verdade não se trata de uma fragrância muito complicada na maior parte do seu desenvolvimento. É quando chega às notas de base que eu fico intrigado e não consigo decifrá-lo na totalidade. Assim que eu o vaporizo, ele é claro nas suas intenções. Começa logo pesado num coração resinoso e mostrando já as notas de base, com o mais leve topo de frescor cítrico apenas para lhe dar asas. Contudo, dentro de um minuto estas notas são rapidamente substituídas por florais sutis. O jasmim aparece discreto, apenas para causar um suspiro carnal, como introdução às notas de base orientais. O lírio do vale alonga o frescor dos já desaparecidos tons cítricos. 
A composição central de Elma é um duo de cedro e âmbar. E a forma como foi feita é tão direta, densa e sensual que, como amante dos orientais, fiquei literalmente de joelhos assim que senti este perfume. Penso que o cedro aqui é do Atlas, em toda a sua glória animálica, e é perfeitamente combinado com um doce e resinoso acorde de âmbar; faz lembrar uma composição vintage. Imagine Bal a Versailles em versão mais jovem, com um coração mais contemporâneo e suave, alterado com uma base forte de ambergris como aquela que sentimos em Alyssa Ashley Ambre Gris. Agora faça infusão num frasco que já conteve Donna Karan Black Cashmere e acrescente uma gota de Diorissimo e o mais leve suspiro frutal de Ambre de Cabochard. Mais tarde, o âmbar desaparece um pouco, e o que acontece é um belo duo de acordes animálicos, cedro, baunilha e um toque floral verde. Os nomes que eu estou lhe dando aqui são meramente pontos num mapa que lhe dizem onde situar este perfume, e poderei acrescentar Prada Amber para ajudá-lo a clarificar as ideias.
A Madeira é uma ilha onde o mar se encontra com a montanha e existe um aspeto de seiva em Elma que faz referência às madeiras úmidas no topo das serras. Há também uma qualidade verde que eu não consigo decifrar bem. Parece ser gálbano, mas este material apenas aparece na secagem e o gálbano é geralmente uma nota de topo ou de coração. Pode também ser o lírio do vale. Ou será musgo de carvalho e um vetiver verde que não aparecem na lista de notas? As notas finais de cedro do Atlas podem nos indicar o calor da civeta, por isso o meu cérebro está sendo levado a pensar que é mesmo um civetone a fazer sua marcha carnal e sexy. A base suja amadeirada-ambarada fica na pele o dia inteiro, revelando uma fragrância que é tudo menos diáfana. Muitas vezes dou comigo a pensar “de onde vem este cheiro tão sexy?”, e sou eu...
Elma Aveiro e Cristiano Ronaldo
Por isso, venha conhecer o sol da Madeira e compre Elma by CR7 e não se arrependerá da viagem, pois este é um paraíso semi-tropical na Europa. Se não, compre na loja do Algarve ou através da loja online da CR7.
Notas: citrinos, cedro, âmbar, jasmim, lírio do vale

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE O QUE VOCÊ ACHOU DA NOSSA MATÉRIA!