domingo, 14 de junho de 2015

Os 10 mandamentos para o cabelo ondulado perfeito


Entre as dicas para manter ondas perfeitas está até o tecido da fronha do travesseiro

10 mandamentos para cuidar de ondas e cachos (Foto: J.R.Duran/Arquivo Vogue Brasil)
Cacheados, ondulados, encaracolados: tanto faz o estilo do seu cabelo, o importante  é que ele esteja sempre saudável e cheio de vida. Para isso, Vogue compilou as dez dicas mais importantes pra quem quer cuidar das madeixas sem ter que mudar a rotina ou se submeter a tratamentos ultratecnológicos. Confira:

1. Xampu, só se for com parcimônia
O melhor jeito de lavar cabelos encaracolados ou ondulados é utilizando um xampu 100% livre de sulfato de sódio – também conhecido como 'sal'. Isso porque a substância, ingrediente-chave nos xampus mais tradicionais, tem efeito muito prejudicial para os cachos, deixando os fios secos e cheios de frizz. Outra dica é, se seus fios forem finos, lavar os cabelos dia sim, dia não; caso contrário, vale até ficar em média dois dias sem lavar.

2. Nunca esqueça do condicionador
Quanto mais cacheado o cabelo, mais longo é o tempo que óleos naturais levam para cobrir as pontas, fazendo com que elas pareçam secas e fragilizadas. Além de utilizar o condicionador ao em cada lavagem, invista em um leave-in para aplicar após o banho.
3. Modele seu cabelo quando ele ainda estiver molhado
Deixe a toalha e o secador de lado: é possível evitar o surgimento de frizz e prevenir a sensação de aspereza no cabelo se forem aplicados os produtos certos (como um leave-in) quando os fios ainda estiverem molhados. Use os dedos para espalhar sua escolha da raiz às pontas, então amasse e torça (delicadamente!) o comprimento com as mãos.
4. Álcool, só se for no drink
Produtos para os cabelos com altos níveis de álcool na composição trazem uma aparência de "massa Miojo" para os cachos, pois sugam toda a umidade dos fios. Entre os produtos com maior presença da substância, estão o laquê, o mousse e o gel. Fuja deles!
5. Tire as mãos dos cabelos!
Quanto mais você manuseia seus cachos, mais você machuca as escamas do fio, criando frizz. O segredo do sucesso é simples: diminuir a fricção. Evite escovar o cabelo muitas vezes ao dia e manuseá-lo demais, além de evitar o contato com roupas de lã.
6. Aposte no difusor 
Um secador normal foca o ar quente em apenas uma parte do cabelo por vez, enquanto o difusor seca os cachos de maneira uniforme, criando um look natural e volumoso. Após aplicar o leave-in com os fios úmidos, seque com o difusor no sentido da raiz até o meio, deixando as pontas para o final para não danificá-las.


7. Descarte sua escova
Escovas de cabelo podem quebrar os fios, afetar a formação de cachos e criar frizz. No lugar dela, prefira usar seus próprios dedos para modelar – se possível, com a ajuda de um leave-in ou ativador de cachos.
8. Aconteça o que acontecer, não corte o cabelo quando ele estiver molhado
Um cabelo ondulado seco é completamente diferente de um cabelo ondulado úmido. Isto porque os cachos diminuem o comprimento e aumentam o volume, e as chances de você ter uma surpresa desagradável depois de secar as madeixas são grandes.
9. Diminua a temperatura
O excesso de calor altera o formato espiral dos cachos, além de danificar os fios – então nada de usar o secador de cabelo no nível máximo, ok? O ideal é que o aparelho seja usado, no máximo, duas vezes por semana.
10. Use uma fronha de seda no travesseiro
Acredite: os tecidos de algodão absorvem a umidade dos cabelos, causando frizz. Por isso, invista em uma fronha de seda ou cetim para reduzir a fricção e manter as madeixas macias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE O QUE VOCÊ ACHOU DA NOSSA MATÉRIA!