sábado, 6 de junho de 2015

Cores de esmalte para se usar no trabalho





Com tantas opções de esmaltes disponíveis no mercado, por que e empresas restringem o uso de esmaltes escuros no ambiente de trabalho? Os motivos são diversos, mas o mais comum está relacionado a profissionais da área da saúde.  Segundo norma do ministério do trabalho, as cores claras devem ser usadas pois não escondem a sujeira que pode ficar por debaixo das unhas. Unhas devem ser curtas e bem cuidadas, principalmente para profissionais de saúde. Nas outras profissões admite-se unhas de porte  médio que não estejam lascadas ou quebradas.Nesse caso elas devem ser cobertas com base e refeitas. 

Algumas profissões admitem esmaltes com cores variadas porém, é de bom tom usar cores mais neutras no ambiente de trabalho, para não atrair a atenção para sua mão e desviar-se do propósito a que se destina sua função. O E.S.P pesquisou e trás para você algumas opções que você pode utilizar no serviço e estar ao mesmo tempo na moda. De quebra seguem dicas da melhor unha para cada serviço ou para uma entrevista. Vamos lá?!

Saiba como escolher o melhor esmalte para o ambiente profissional

A indústria da beleza não para de inventar novidades, especialmente no que diz respeito a esmaltes. Há sempre uma cor nova com textura e acabamentos diferentes, desde as clarinhas "clássicas" às florescentes com brilhos e aspecto 3D. Mas com uma infinidade de opções, como saber qual o esmalte ideal para usar no trabalho? Como adequar esses modismos ao ambiente profissional? Vai depender do tipo de profissão da mulher e do perfil da empresa em que ela trabalha. É preciso avaliar esses dois fatores e ter bom senso.
É claro que existem combinações à prova de erros, como explica a especialista estrategista em imagem e branding Vanessa Versiani. Segundo ela, a francesinha tradicional e as inglesinhas com tons bem clarinhos e pouco chamativos são bem vistas em qualquer ambiente. "Um vermelho, liso, com unhas curtas, pode funcionar também", diz. Manter as unhas razoavelmente curtas (podem ser longas, mas sem exageros, pois acaba ficando vulgar) e usar cores discretas ou clássicas é o garantido.
Divulgação
Cores clarinhas são à prova de erros


Discrição é o fator que a advogada e gerente de operações na Interservicer Serviços em Crédito Imobiliário, Lisandra Ughini, leva em conta na hora de escolher a cor do esmalte para suas unhas. "Utilizo cores tradicionais e mais discretas. No meu trabalho realizo reuniões com clientes e as mãos acabam sendo observadas. Dependendo da cor do esmalte, a impressão pode ser negativa ou chamar mais atenção do que o desejado", explica Lisandra. Gerente na BV Financeira, Angela Costa, sempre pensa na sua agenda de trabalho ao escolher o tom das unhas. "Algumas pessoas são conservadores principalmente no mercado financeiro, onde atuo. Não usaria, por exemplo, a cor da moda se ela não for condizente com este critério", justifica.
Divulgação
Tons de vermelho transmitem um ar de sensualidade


Então modismos devem ser evitados no ambiente profissional? Vanessa Versiani diz que não, é só não abusar deles. "Dá pra usar as unhas prateadas, douradas, roxas, mas isso depende do perfil da empresa. Numa empresa mais criativa, como uma agência de publicidade, é possível ousar um pouco mais. Uma profissional que atue em hospitais já tem de ser super discreta, pois o essencial é mostrar higiene. Detalhes como cristais e outros relevos nas unhas causariam uma imagem negativa para esta profissional", esclarece ela.
Vanessa só comenda evitar unhas muito longas para o ambiente do trabalho. "Unhas stiletto ou longas, decoradas com muitos detalhes só funcionam no trabalho se seu trabalho for como cantora ou vocalista de banda", explica a especialista em imagem. "Unhas decoradas mais curtas funcionam em empresas com um foco mais criativo ou quando a pessoa trabalha em órgãos do governo sem lidar diretamente com público, fazendo somente serviços internos (mesmo assim, depende do perfil dos colegas e do chefe, pois se forem muito convencionais pode ser uma má idéia)", completa.

Encontrando o meio termo
Para Vanessa Versiani é possível ser elegante e ousar ao mesmo tempo quando a pessoa tem uma personalidade mais ousada e criativa, mas mantém atitudes elegantes. "Atitudes vulgares vulgarizam até mesmo quem está com um tailleur Chanel original e unhas francesinhas impecáveis. A imagem é importante, mas suas atitudes devem ser coerentes para fortalecer uma imagem positiva", explica ela.
Vanessa afirma que é preciso saber dosar até que ponto pode-se ousar sem causar uma imagem negativa. "Ser óbvio demais, comum demais, acaba sendo negativo também. É bom ter uma imagem com personalidade, mostrar-se atualizada com a moda, cuidar bem de cada detalhe (unhas, cabelos, maquiagem, roupas, perfume, etc.) e ter muito bom senso. E, na dúvida, sempre consultar profissionais qualificados para que lhe orientem", aconselha.
Na entrevista de emprego
Em um processo seletivo, a aparência também é muito importante, como explica a analista de recrutamento e seleção da RHBrasil, Maitê Ferreira Bernardes. "Unhas bem cuidadas, mesmo que sem esmalte  representam um cuidado com sua imagem pessoal e uma preocupação em causar boa impressão na entrevista. É um ponto positivo", afirma.
Para alguns selecionadores, diz Maitê, unhas em cores extravagantes (como verde-limão, por exemplo), podem passar a impressão de que a pessoa tem um estilo mais despojado e informal. Se a empresa onde esta pessoa pretende trabalhar também tenha essa atitude, isto pode ser um fator positivo. Caso contrário, o candidato ao emprego em questão pode vir a ser prejudicado.

"O ideal é que, por via das dúvidas, as candidatas preparem-se para o processo seletivo optando por um visual discreto. Desde a roupa que usará até a cor de suas unhas", garante.

"O fundamental é o discernimento. A pessoa deve conhecer seu ambiente profissional, a empresa onde trabalha ou pretende trabalhar. Vaidade e trabalho podem andar juntos sem problema nenhum desde que a pessoa tenha bom senso", resume a analista de recrutamento e seleção.

Cores e seus significados
Confira abaixo um resumo do que as cores de esmalte dizem sobre a profissional que as usa, de acordo com a especialista estrategista em imagem e branding Vanessa Versiani:

Claras - "Cores de unha" (como o tradicional "branquinho) passam uma imagem de pessoa discreta. Tons clarinhos de rosa dão uma imagem de romantismo.

Rosa pink - podem transmitir uma imagem infantilizada da mulher, especialmente se ela usa outros itens de sua imagem (roupas, maquiagem, sapatos, bolsa, etc..) em tons parecidos. "Fica parecendo uma Barbie versão gigante e cause uma imagem péssima no ambiente de trabalho", explica Vanessa.

Vermelhos - transmitem uma dose de sensualidade, mesmo em unhas curtas

Tons de violeta - trazem um certo ar de mistério e passam a ideia de sofisticação

Pretos - também têm um ar de mistério e estão ligados a uma imagem mais "rocker" (roqueira)

Cores vibrantes e cores da moda - mostram uma personalidade ousada e bem humorada. Se combinadas entre si, no entanto, o resultado nem sempre é positivo e depende do perfil de quem usa (exemplos de cores: amarelo ouro, azul turquesa e laranja)

Vejam algumas cores que podem ser usadas e que não fogem dos padrões da moda:

1) tons discretos de rosa: O nude é uma opção para quem quer manter a discrição e estar sempre na moda. Os tons de rosa nude e até mesmo românticos são boas apostas para quem quer estar na moda sem chamar a atenção. Além disso, as cores mais discretas chamam menos atenção em caso de acidente como lascados e unha que se quebra no meio do trabalho.







2) Tons discreto de pêssego: O pêssego em tons nudes fica lindo e esta super na moda. A diferença básica entre ele e o rosa é a presença de uma pitada de vermelho que deixa-o quase no tom da pele.Casa com qualquer tom de pele, principalmente os mais escuros pois fica mais discreto até que o branco.




3) Tons de bege: O bege se confunde com o próprio nude sendo que pode oferecer tons mais claros ou mais escuros. Esses tons de nude são ótimos para peles morenas e também se destacam com discrição na pele negra. Cada bege fica mais nude conforme o tom da pele de forma que você pode escolher um mais claro caso a pele seja clara e um mais intenso caso a pele seja morena ou negra. O importante aqui é que quem usa esses tons raramente erra no visual das mãos.





4) A elegância do Lilás: O tom lilás é, acima de tudo, sinônimo de sofisticação. Os tons mais discretos são perfeitos para qualquer tom de pele e em unhas bem feitas ficam elegantes e nem um pouco chamativos. São ideais para quem quer fugir do branco e podem ser usados em ambiente hospitalar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE O QUE VOCÊ ACHOU DA NOSSA MATÉRIA!