terça-feira, 1 de julho de 2014

AS MELHORES FRAGRANCIAS "CHIPRE" DO MERCADO

Muito se fala na família olfativa ‘chypre’, mas percebo que algumas pessoas têm dúvidas quanto a tal termo: como é? De onde vem tal termo? O que esperar de tais fragrâncias? Bom, vamos a história dessa família olfativa…
 
Teoricamente tudo começou com o perfume ‘Chypre’ criado por François Coty em 1917. Chypre é o nome da ilha de Chipre em francês, onde a deusa da beleza e do amor, Vênus, nasceu.
 
 
François Coty inspirou-se nesse cenário par criar tal perfume, que acabou por designar toda uma família olfativa. Também foi nessa ilha que a fábrica mais antiga perfume do mundo foi descoberta, em Pyrgos Mavrorachi, cujo nome significa “fortaleza na encosta negra” em grego, e data de 2000 aC, bem antes de os análogos egípcios (http://pyrgos-mavroraki.eu/pyrgos-mavroraki_000015.htm).
 

Mas aconteceram coisas antes… Durante o Iluminismo, graças ao comércio vigoroso dos cipriotas empreendedores descobriu-se na região um produto feminino com um perfume adicionado: o famoso pó ‘Cipria’. A moda das perucas empoadas na Europa Ocidental no século 17 fez de Cipria um dos produtos cosméticos mais usados.
François Coty não foi o primeiro a associar o nome Chypre com um perfume particular. Guerlain Chypre de Paris precedido por oito anos, em 1909. Chypre d’Orsay foi o próximo a ser introduzido em 1912. Nós só podemos atribuir esses nomes ao “Cipria” que teria inspirado e influenciado essas fragrâncias.
 
Na perfumaria moderna a estrutura básica do perfume chypre é uma harmonia entre os três principais ingredientes: bergamota (uma fruta cítrica que cresce em todo o Mediterrâneo) – musgo de carvalho (líquen que cresce em carvalhos principalmente nos Balcãs) – labdanum (a resina de Esteva ladaniferus ou esteva, uma planta que cresce na bacia do Mediterrâneo, especialmente em Creta e Chipre, que era tradicionalmente consumido pelas cabras que pastavam no mato).
A tensão entre a nota cítrica fresca e pungente, odor de terra de musgo de carvalho e de labdanum cria um efeito estético decididamente distante de qualquer coisa comestível. Exatamente porque cheira a ‘perfume’, projeta uma imagem de luxo, sofisticação, status. Remete a beleza e feminilidade da Vênus nascida de uma concha, nas praias de tal ilha…
 
Muitas vezes encontramos nos chypres patchouli e outras notas amadeiradas ou essências animálicas, portanto tais notas não são levadas em conta para a ‘classificação’ de uma fragrância como chypre, e sim a tríade bergamota/musgo-de-carvalho/labdanum.
É comum confundi-los com fragrâncias orientais amadeiradas ou com florais amadeirados verdes.
A família chypre ainda pode ser subdividida e classificada em:
Chypre Verde: com notas verdes de gramíneas, ervas e flores como o jacinto (Diorella, Chanel Cristalle, Shiseido Koto, E.Lauder Aliage, Jean Couturier, Coriandre, Balenciaga Cialenga).
Chypre Amadeirado: com notas de patchouli, vetiver, agulhas de (Niki de Saint Phalle, Halston, La Perla, Aromatics Elixir).
Chypre frutado: notas frutas maduras, como ameixa ou (Guerlain Mitsouko, Rochas Femme, Diorama, Nina Ricci Deci Dela, Yves Saint Laurent Champagne / Yvresse, Amouage Jubilation 25, Balenciaga Quadrilha, Lutens Chypre Rouge).
 
https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTbzrbI4RdnlEEvYFoBvG110rpP73FW80RguMSYhmCflv43HjjG
Chypre floral: como diz o nome, com notas florais (Ungaro Diva, Zibeline por Weil, Antilope por Weil, Charlie Revlon, Agent Provocateur Edp,).
Chypre animálico: com notas derivadas de substâncias extraídas de animais, como a civeta (Miss Dior, Montana Parfum de Peau , Balmain Jolie Madame, Paloma Picasso).
Ainda existem outras subdivisões, como o Chypre Couro, o Chypre Aromático, o Chypre Aldeídico, Chypre Cítrico…
Anos se passaram e perfumes chypres saíram de moda na década de 1990. Porém, houve um renovado interesse por eles após Narciso for Her Eau de Toilette ser introduzido no mercado em 2004 e se tornado um moderno clássico que influenciou todas as outras casas.
A história da família olfativa chypre se confunde com a história da própria perfumaria. É mítica, bem como tantas fragrâncias que recebem seu nome!
 


1) Andy Warhol Lexington Avenue Bond No 9 
Andy Warhol Lexington Avenue Bond No 9 Compartilhado
Andy Warhol Lexington Avenue de Bond No 9 é um perfume Chipre Compartilhado. Andy Warhol Lexington Avenue foi lançado em 2008. O perfumista que assina esta fragrância é Claude Dir As notas de topo são Cipreste, Cardamomo, Anis estrelado e Erva-doce as notas de coração são Peônia, Raíz de Orris ou lírio Florentino, , Amêndoa e Creme brulê as notas de fundo são Patchouli ou Oriza e Sândalo

2)  Les Heures de Cartier: L`Heure Fougueuse IV Cartier Compartilhado
Les Heures de Cartier: L`Heure Fougueuse IV Cartier Compartilhado
Les Heures de Cartier: L`Heure Fougueuse IV de Cartier é um perfume Chipre Compartilhado. Les Heures de Cartier: L`Heure Fougueuse IV foi lançado em 2011. As notas de topo são Bergamota e Magnólia as notas de coração são Vetiver, Lavanda e Mate as notas de fundo são Couro, Musgo de Carvalho e Almíscar A fragrância contém Magnólia e Carvalho.

3) Eau de Courreges (new) Courreges Compartilhado
Eau de Courreges (new) Courreges Compartilhado

Eau de Courreges (new) de Courreges é um perfume Chipre Compartilhado. Esta é uma nova fragrância. Eau de Courreges (new) foi lançado em 2012. As notas de topo são Bergamota, Limão tahiti e Petitgrain as notas de coração são Hortelã, Lírio-do-vale e Absinto as notas de fundo são Musgo, Patchouli ou Oriza e Vetiver


4) Moss Breches Tom Ford Compartilhado
Moss Breches Tom Ford Compartilhado
Moss Breches de Tom Ford é um perfume Chipre Compartilhado. Moss Brechesfoi lançado em 2007. A fragrância contém Cera de Abelha, Sálvia, Cedro, Estragão, Alecrim, Benjoin e Patchouli ou Oriza.

5) Velvet Patchouli Dolce&Gabbana Compartilhado
Velvet Patchouli Dolce&Gabbana Compartilhado

Velvet Patchouli de Dolce&Gabbana é um perfume Chipre Compartilhado. Velvet Patchouli foi lançado em 2011. O perfumista que assina esta fragrância é Rodrigo Flores-Roux A fragrância contém Patchouli ou Oriza e Kephalis.

6) Amethyst Fatale Oriflame Feminino
Amethyst Fatale de Oriflame é um perfume Chipre Feminino. Amethyst Fatale foi lançado em 2007. O perfumista que assina esta fragrância é Francis Kurkdjian As notas de topo são Bagas vermelhas, Pau-brasil e Pimenta as notas de coração são Rosa, Íris e Sândalo branco as notas de fundo são Almíscar, Âmbar, Benjoin e Patchouli ou Oriza

7) Night Perry Ellis Masculino

Night Perry Ellis Masculino
Night de Perry Ellis é um perfume Chipre Masculino. Night foi lançado em 2010. As notas de topo são Laranja sangüínea e Pomela as notas de coração são Gerânio, Cedro da Virgínia e Yuzu as notas de fundo são Musgo de Carvalho, Notas amadeiradas, Âmbar e Almíscar
8) Sagamore Lancome Masculino
Sagamore de Lancome é um perfume Chipre Masculino. Sagamore foi lançado em 1986. As notas de topo são Lavanda, Sálvia Esclaréia, Petitgrain, Bergamota e Limão verdadeiro ou siciliano as notas de coração são Cravo, Gengibre, Canela, Jasmin, Lírio-do-vale, Rosa e Gerânio as notas de fundo são Sândalo, Âmbar, Patchouli ou Oriza, Almíscar, Benjoin, Baunilha e Styrax

9) Chypre Caresse Givenchy Compartilhado
Chypre Caresse Givenchy Compartilhado
Chypre Caresse de Givenchy é um perfume Chipre Compartilhado. Esta é uma nova fragrância. Chypre Caresse foi lançado em 2014. A fragrância contém Angélica, Jasmin, Limão verdadeiro ou siciliano e Patchouli ou Oriza.

10) Paradox for Men Jacomo Masculino
Paradox for Men Jacomo Masculino
Paradox for Men de Jacomo é um perfume Chipre Masculino. Paradox for Menfoi lançado em 1999. O perfumista que assina esta fragrância é Christine Nagel As notas de topo são Tangerina, Manjericão, Manga, Pomela, Pimenta e Notas verdes as notas de coração são Mel, Cedro, Cardamomo e Garcínia as notas de fundo são Sândalo, Âmbar, Almíscar, Musgo de Carvalho, Baunilha e Vetiver
11) Emotion Divine Mauboussin Feminino
Emotion Divine Mauboussin Feminino
Emotion Divine de Mauboussin é um perfume Chipre Feminino. Emotion Divinefoi lançado em 2007. As notas de topo são Pimenta branca, Folhas verdes, Caramelo e Laranja Amarga as notas de coração são Manga, Pêssego branco e Flor de Passiflora as notas de fundo são Almíscar e Baunilha

12) Una Natura Feminino
Una Natura Feminino
Una de Natura é um perfume Chipre Feminino. Una foi lançado em 2012. Una foi criado por Veronica Kato e Yves Cassar. As notas de topo são Tangerina, Pêssego, Cereja, Cassis ou groselha e Pimenta rosa as notas de coração são Rosa Damascena, Lírio-do-vale e Magnólia as notas de fundo são Sândalo, Almíscar e Baunilha
13) Sensuelle Essence O Boticario Feminino
Sensuelle Essence O Boticario Feminino
Sensuelle Essence de O Boticario é um perfume Chipre Floral Feminino.Sensuelle Essence foi lançado durante a década de 2000's. As notas de topo são Bergamota, Tangerina, Pêssego e Ameixa as notas de coração são Íris, Gardênia, Ylang Ylang, Tuberosa, Rosa e Lírio-do-vale as notas de fundo são Almíscar, Sândalo, Patchouli ou Oriza, Musgo de Carvalho e Âmbar

14) Gucci by Gucci Gucci Feminino
Gucci by Gucci Gucci Feminino
Gucci by Gucci de Gucci é um perfume Chipre Floral Feminino. Gucci by Gucci foi lançado em 2007. O perfumista que assina esta fragrância é Ilias Ermenidis As notas de topo são Goiaba e Pêra a nota de coração é Tiaré as notas de fundo são Patchouli ou Oriza, Almíscar e Mel

15) Mon Parfum Paloma Picasso Feminino
Mon Parfum Paloma Picasso Feminino
Mon Parfum de Paloma Picasso é um perfume Chipre Feminino. Mon Parfum foi lançado em 1985. O perfumista que assina esta fragrância é Creations Aromatiques As notas de topo são Jacinto, Ylang Ylang, Bergamota, Angélica, Rosa e Limão verdadeiro ou siciliano as notas de coração são Mimosa, Coentro, Jasmin e Rosa as notas de fundo são Mel, Íris, Sândalo, Âmbar, Patchouli ou Oriza, Almíscar e Musgo de Carvalho

16) Chyprissime Thierry Mugler
Chyprissime Thierry Mugler Compartilhado
hyprissime de Thierry Mugler é um perfume Chipre Compartilhado. Esta é uma nova fragrância. Chyprissime foi lançado em 2014. Chyprissime foi criado porJean-Christophe Herault e Olivier Polge.

17) Deneuve Catherine Deneuve Feminino

Deneuve de Catherine Deneuve é um perfume Chipre Feminino. Deneuve foi lançado em 1986. As notas de topo são Gálbano, Bergamota, Aldeídos, Notas verdes, Néroli e Manjericão as notas de coração são Íris, Jasmin, Jacinto, Ylang Ylang, Rosa, Lírio-do-vale e Violeta as notas de fundo são Almíscar, Sândalo, Musgo de Carvalho, Cedro da Virgínia e Civeta

18)  Noir de Noir Tom Ford Compartilhado
Noir de Noir Tom Ford Compartilhado
Noir de Noir de Tom Ford é um perfume Chipre Compartilhado. Noir de Noir foi lançado em 2007. A fragrância contém Açafrão, Rosa, Baunilha, Patchouli ou Oriza, Agarwood (Oud), Musgo de Carvalho e Trufa.

19) La Collection Pour Homme Yves Saint Laurent 
La Collection Pour Homme Yves Saint Laurent Masculino
La Collection Pour Homme de Yves Saint Laurent é um perfume Chipre Masculino. La Collection Pour Homme foi lançado em 2011. As notas de topo são Limão verdadeiro Amalfi, Cítricos, Petitgrain e Hortelã a nota de coração é Musgo de Carvalho a nota de fundo éPatchouli ou Oriza

20) My Life Hommage a Marlene Dietrich Gres Feminino
My Life Hommage a Marlene Dietrich Gres Feminino
My Life Hommage a Marlene Dietrich de Gres é um perfume Chipre Feminino.My Life Hommage a Marlene Dietrich foi lançado em 2007. O perfumista que assina esta fragrância é Marie Salamagne As notas de topo são Flor de Laranjeira, Wisteria, Grapefruit rosa e Rum as notas de coração são Jasmin, Heliotrópio e Cedro as notas de fundo são Ládano, Sândalo, Patchouli ou Oriza, Benjoin e Vetiver

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE O QUE VOCÊ ACHOU DA NOSSA MATÉRIA!